O Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough em Londres convida para o

Centenário de
paulo freire

7 conversas para inspirar os
próximos 100 anos

09 a 24 de março de 2021

Problemas complexos exigem respostas criativas relevantes e estas dependem da ousadia de pensar a longo prazo. A imprevisibilidade do futuro trazida por pandemias, mudanças climáticas, instabilidades sociais e políticas, sobreposta a condições históricas e crescentes de desigualdade em todo o mundo, sugere que precisamos construir e fortalecer capacidades humanas que vão além da eficiência. Lidar com ameaças requer resiliência e solidariedade.

Este ciclo de debates comemora o centenário do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) e, inspirado em suas obras, convida ao pensamento radical e à imaginação política. A chamada ontológica de Freire está associada a cinco princípios – humildade, empatia, amor, esperança e diálogo (Freire, 2017, p. 33) – que ele apresentou como o fundamento de uma de suas principais obras, a Pedagogia do Oprimido, publicada originalmente em 1968. Esses princípios foram desenvolvidos por Freire em diferentes graus e formas em todas as suas obras, mas também serviram de inspiração para muitos estudiosos/as, comunicadores/as e atores/atrizes da sociedade civil em todo o mundo. Nestes debates, perguntamos: Qual a sua atualidade? Esses princípios ainda podem servir de inspiração para pensar criativamente os próximos 100 anos?

Reconhecendo a ampla influência de Freire na comunicação participativa e no desenvolvimento da sociedade civil no Brasil e no mundo, este ciclo propõe 2 conferências plenárias e 5 diálogos globais. Também estamos convidando grupos locais
(centros de pesquisa, faculdades, redes de comunicadores etc.) a se engajar na organização de intercâmbios locais para refletir a partir dos Diálogos Globais em relação a seus próprios contextos.

PROGRAMAÇÃO

COMUNIDADES LOCAIS DE INTERCÂMBIO

As Comunidades Locais de Intercâmbio constituem grupos de diferentes partes do mundo, que aceitaram aderir e estender este programa de reflexão às suas próprias realidades. Eles são diferentes em natureza e propósitos, e são organizados de acordo com suas possibilidades, condições e intenções. A ideia básica dessas comunidades é ecoar os Diálogos Globais explorando como um, alguns ou todos eles fazem sentido em seus próprios contextos.

A professora Karin Wilkins e a professora Jyotika Ramaprasad vão co-ministrar um curso, de agosto a novembro de 2021, reunindo diferentes membros do corpo docente e comunidades parceiras. O programa tomará os conteúdos deste seminário ‘Centenário de Paulo Freire’ como ponto de partida, incluindo leituras e outras contribuições, para discutir as contribuições de Freire aos estudos de mídia e comunicação localmente.

A professora Cicilia Peruzzo coordenará uma sessão de seu grupo de pesquisa Comuni a partir de uma das palestras deste seminário ‘Centenário de Paulo Freire’. O tema será discutido sob a ótica de estudiosos da comunicação popular, comunitária e alternativa em diferentes regiões do Brasil.

A professora Raquel Paiva vai oferecer a disciplina “Epistemologia Compreensiva em Paulo Freire – Vinculação, Comunicação e Sensível”, incluindo os conteúdos do seminário Centenário de Paulo Freire no material de consulta e debate com os/as estudantes. O curso, oferecido nos programas de pós-graduação em Comunicação das Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro, pretende apresentar pontos estratégicos do pensamento freireano para a comunicação e a partir deles traçar linhas de força capazes de discutir o Brasil da atualidade. As aulas começam no dia 5 de maio de 2021.

09 A 24 DE MARÇO DE 2021

centenário de
paulo freire

© Copyright 2021. instituto ubíqua. todos os direitos reservados

ACESSO RESTRITO