EMPATIA

Dia 17 de março de 2021, 10h (São Paulo, 13h (Londres)

“A empatia vai além da generosidade. Na visão de desenvolvimento de Freire, não há espaço para a caridade no sentido de classificar os necessitados como sem capacidade ou deficientes de alguma forma. Em vez disso, o princípio da empatia é uma forma de reconhecer diferentes pontos de partida que tornam mais difícil para alguns alcançar seus objetivos. O princípio da empatia reconhece as desigualdades e as considera como questões coletivas, em vez de uma questão de esforço ou mérito individual. A necessidade, ou estar em necessidade, é um sinal de domínio de alguns sobre outros. A empatia é então necessária para desencadear uma mudança que irá prover os dominados do que é necessário para romper este ciclo de opressão.” (Suzina & Tufte, 2020, p.414, disponível aqui)

Linje Manyozo, RMIT University, Austrália

Linje Manyozo é um estudioso da condição humana, cuja práxis envolve desmobilizar o alcance do “falo do Imperador” como uma forma de minar os discursos e estruturas de desigualdade. Em seu idealismo, o trabalho de Linje, inspirado pela Teologia da Libertação, coloca Deus no centro dos esforços dos subalternos para integrar as vozes dos cidadãos na formulação e implementação da política de desenvolvimento. Assim, seu trabalho celebra um “fazer amor com o mundo”.

Atualmente, Dr. Linje Manyozo leciona na Faculdade de Design e Contexto Social da RMIT University, Australia.

Linje publicou três livros: Communicating Development with Communities (Routledge, 2017); Media, Communication and Development (Sage, 2013) e People’s Radio (Southbound, 2012). Seu último trabalho, Wisdom of Water (2022), celebra Deus e a sabedoria indígena como pedras fundamentais para trabalhar com as pessoas. O trabalho centrado nas pessoas, que marca o percurso de Linje, está resumido no artigo “The pedagogy of listening”, onde ele enfatiza que o desenvolvimento é trabalhar com Deus para fazer amor com as pessoas.

James Deane, BBC Media Action, Reino Unido

James Deane é Diretor de Políticas na BBC Media Action, braço filantrópico criado pela BBC para apoiar a mídia em todo o mundo e promover o desenvolvimento internacional. Dean também trabalha atualmente como consultor para a Luminate, uma fundação filantrópica, dedicada a desenvolver um fundo internacional para mídias de interesse público.

Moderador: Sharon Prendeville, Loughborough University London

 

INSCREVA-SE