DIÁLOGO

Dia 10 de março de 2021, 10h (São Paulo), 13h (Londres)

“O diálogo é o mecanismo central de mudança, segundo Freire, e é isso que faz Peruzzo (2020) definir que, mais do que pedagógica, a visão de Freire é de comunicação. Como ela afirma, a comunicação está profundamente inscrita em seu modelo de ensino e aprendizagem. É parte integrante de um intercâmbio permanente entre professores e alunos. Waisbord (2020) leva o argumento um passo adiante, sugerindo que ‘a comunicação é como aprendemos a ser humanos’, e destaca como o trabalho de Freire explora vários recursos que configuram um ‘projeto para uma comunicação democrática’, oposta a qualquer manifestação do populismo. O diálogo é, portanto, um princípio transversal.” (Suzina & Tufte, 2020, p.414, disponível aqui)

Claudia Magallanes, Universidad Iberoamericana Puebla, México

Claudia Magallanes Blanco é Professora do Departamento de Humanidades da Universidade Iberoamericana Puebla, México, onde foi cofundadora do mestrado em Comunicação e Mudança Social. Ela é Doutora em Humanidades pela University of Western Sydney, Austrália, e tem uma especialização em Epistemologias do Sul pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACS). Acadêmica e ativista pela justiça social, Claudia trabalha com coletivos e organizações voltados para a comunicação comunitária e indígena há mais de 15 anos. Sua pesquisa está centrada principalmente no diagnóstico participativo, avaliação e planejamento de projetos de comunicação e mídia indígena e comunitária. Ela também trabalhou em projetos de mídia e comunicação de movimentos sociais na América Latina.

Junto com Charlotte Ryan e Alice Mattoni, Claudia é co-editora da série de livros Media and Communication Activism: The Empowerment Practices of Social Movements, editado por Routledge (https://www.routledge.com/Media-and-Communication-Activism/book – série / MCA)

Claudia colaborou no capítulo sobre Mídia e Comunicação, editado por Nick Couldry e Clemencia Rodriguez, para o relatório do Painel Internacional de Progresso Social (www.ipsp.org)

Claudia é coautora do artigo Inclusão Digital nas Américas e no Caribe (https://www.cogitatiopress.com/socialinclusion/article/view/2632)

Outras de suas publicações estão disponíveis em seu perfil Academia: https://iberopuebla.academia.edu/ClaudiaqMagallanesBlanco

Mayrá Lima, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Brasil

Mayrá Lima é jornalista e doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É integrante do setor de comunicação do  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST-Brasil e já atuou em coletivos de comunicação, a exemplo do Intervozes- Coletivo Brasil de Comunicação Social. Pesquisa o comportamento político das elites ruralistas no Brasil e temas relacionados a comunicação e democracia, movimentos sociais e participação.

Moderador:

César Jiménez-Martínez, Cardiff University

Happy Singu Hansen, Loughborugh University London

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO