ABERTURA

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA COMUNIDADE
Dia 09 de março de 2021, às 10h (São Paulo), 13h (Londres)

Frei Betto é frade dominicano e escritor

Autor de 69 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos pastorais e sociais. Foi colunista dos jornais: Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, O Estado de Minas, Hoje em Dia, O Dia, O Globo, e revista Caros Amigos. Foi um dos fundadores da Central de Movimentos Populares (CMP), em 1990, e da Agência de Notícias Frei Tito de Alencar Lima para América Latina (Adital), criada no ano 2000 por sua iniciativa.

Recebeu vários prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos. Ganhou também diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante do Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Mereceu também o Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela União Brasileira dos Escritores (UBE) Intelectual do Ano, em 1986.  Em 2009, foi agraciado com o Prêmio ALBA de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária.

No final de 2014 foi a primeira personalidade a ganhar o Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns por sua trajetória em prol dos direitos humanos. Em outubro de 2015, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia, concedido pela Universidade de Havana.

Em abril de 2016, o Conselho Universitário da Universidad Nacional da Costa Rica outorgou a Frei Betto a Medalla Universidad Nacional “em reconhecimento por seu legado que tanto tem influenciado a arte, a educação e outras formas de expressão e pensamento da humanidade, principalmente na América Latina, além de propagar uma cultura de paz e respeito à Terra e à vida humana.”

Em 2017 foi agraciado, desta vez pela Universidade José Martí, de Monterrey, México, com o título Doutor Honoris Causa por seu trabalho em prol da Educação na América Latina.

É membro do Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional.

Em 24 de março de 2017, recebeu das mãos do presidente do Equador, Rafael Correa, a Medalha da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Oficial, por sua destacada luta em defesa dos Direitos Humanos, trajetória que o tornou referência na história contemporânea da América Latina.

Atualmente é assessor da FAO, organismo da ONU, para Segurança Alimentar e Educação Nutricional (2019)

Livraria virtual: www.freibetto.org

Moderador: Thomas Tufte, Loughborough University London